O jogo de Go é um jogo aparentemente simples e sem graça. Porém sua simplicidade é aparente. É chamado de Wei-chi (pronuncia-se "Uei chi") na China e Baduk na Coréia. É conhecido entre seus apreciadores como a "arte da harmonia"... Um jogo entre dois adversários de grande habilidade, terminará com as pedras numa disposição absolutamente harmônica.
Diz-se que Mao Tsé Tung, líder chinês, ainda como guerrilheiro, adestrava seus comandados com elementos retirados do GO.

Regras
Joga-se o Go em um tabuleiro quadrado de 19x19 linhas, que formam um total de 361 pontos de intersecção (jogadores iniciantes podem jogar o jogo numa parte do tabuleiro, com 9x9 linhas e mais tarde 13x13 linhas, antes de passar finalmente às 19x19). Um jogador recebe 161 pedras pretas e o outro 160 pedras brancas. As pretas começam e cada jogada consiste simplesmente em colocar uma pedra de sua cor em uma casa livre. O objetivo de cada um é conquistar o maior território possível.
Território conquistado é aquele cercado pelas peças de um jogador de tal modo que o adversário não possa ou não queira tentar invadir, julgando que não terá chance de ser bem sucedido. Uma peça cercada pelos 4 lados (suas 4 liberdades) é automaticamente capturada. Se duas peças estiverem lado a lado, passam a formar um conjunto único, e para cercar uma delas será preciso cercar as 2 (suas 6 liberdades). As bordas do tabuleiro também contam para o cerco; desse modo uma peça em um dos quatro cantos pode ser cercada com apenas 2 peças. A partida termina quando os adversários concordam que não há mais territórios em disputa.
Quem quiser me desafiar para uma partida, é so falar, existe a possibilidade de jogar no:
Fly or Die
Ei gustavo, vai tomar ....
ResponderExcluir